VIAGEM MISSIONÁRIA - PERU-2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

EXPEDIÇÃO, A VOLTA!

Após nove dias de viagem em companhia de um grupo maravilhoso, estamos de volta ao Brasil com o coração latejando de experiências e a maior delas é que fomos mais abençoados do que abençoamos.
Nas despedidas, como sempre, lágrimas de emoção em virtude de ter que afastar de irmãos tão amados; pessoas que nós já conhecíamos, mas que agora fazem parte da nossa vida. Sem dúvida, a geografia é um fator de distanciamento insuportável!
Aprendemos muito, apesar do PORTUNHOL, falávamos em amor e dedicação em momentos de evangelismo de porta em porta, nos ônibus, nas casas; conhecemos um povo, um país que nos ensinou muito.
Tivemos contato com algumas realidades que a princípio pareciam menos eficientes que no Brasil, mas com o passar do tempo logo aprendemos que apesar de "diferente" das nossas soluções, a deles funciona muito melhor.
Por exemplo, é o caso do transporte público que funciona no sistema de vans e ônibus particulares. Posso dizer que apesar da "aparência" de precariedade, depois de andar naqueles transportes por nove dias seguidos, nos períodos da manhã, tarde e noite, precisamos reconhecer que: O transporte público Peruano funciona! É eficiente, funcional, mais barato e atende aos usuários de forma melhor que os nossos aqui no Brasil. Existe uma frota bem numerosa em circulação o que não obriga as pessoas a ficarem muito tempo esperando pela condução. Nada parecido com a nossa realidade, pelo menos a vivida aqui em Santos.
Surpreendente não é mesmo? Acho que os gestores de transporte público no Brasil deveriam fazer um estágio por lá.
E a educação?
Sem dúvida esta foi outra área que me deixou surpreso e não é possível deixar de dar os parabéns aos peruanos.
Os idosos são respeitados nos transportes, quando um idoso entra em um coletivo, logo alguém se levanta e oferece o lugar em respeito à idade avançada.
E as crianças...
Outra lição! As escolas são muito sérias e disciplinadas.
Todos vão de uniforme à escola, os meninos chegam a usar gravata, É uma cena linda ver os pequeninos entrando ou saíndo da escola com seus uniformes impecáveis, cabelos cortados, muito bem vestidos.
Em certo momento abordei um garoto na rua, ele usava uniforme completo, com gravata, cordão nas platinas e até crachá de identificação. Ele estava diferenciado dos demais por ter cinco divisas que significava ser do quinto ano que equivale ao nosso segundo grau. As cinco divisas faziam dele, por ter notas altas, um monitor responsável pela disciplina na sua turma.
Sabe o que mais? Lá aluno repete de ano, faz lição de casa e recebe em sua formação medidas disciplinares bem firmes.
Os pais ligam para os professores para saber do comportamento e desempenho de seus filhos durante as aulas, e não para defendê-los a qualquer preço da forma tão errônea que muitas vezes acontece por aqui.
Não,
eles não são perfeitos. Sem dúvida alguma é um país que tem seus problemas. Contudo, eles têm coisas preciosas a nos ensinar, vale a pena reproduzir o que é bom, afinal, precisamos disso. Devemos aprender o que é bom e talvez até relembrar valores que sabíamos e que por um motivo ou por outro acabamos nos esquecendo ou deixamos pelo caminho.
Em praticamente todos os lugares seculares que visitamos,mercado, no transporte, nas igrejas, museus, pontos turísticos, restaurantes etc. Nós como brasileiros fomos muito bem recebidos. Até jogamos uma partida de futebol! O "grande" evento esportivo aconteceu em um bairro chamado Mariscal e olha que houve até arquibancada com toda a vizinhança reunida para ver os brasileiros jogando. Sem dúvida foi uma confraternização muito legal. E momentos como aqueles aumentam ainda mais as saudades daquele país e das pessoas que conhecemos por lá.
Agradeço a você que orou, contribuíu, acreditou no projeto "expedição". No ano que vem iremos mais uma vez sair com um grupo, só que aí, o destino será o Nordeste brasileiro, mais especificamente o estado da Bahia, o sertão.
Aguarde!
Ao desfazer as malas fica uma reflexão profunda sobre nosso estilo de vida, sobre nossos irmãos e vizinhos latino-americanos, sobre a igreja em Madalena Del mar e em São João de Lurigancho, que Deus, o Eterno, vos abençoe, que as bençãos do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam sobre todos vocês, Amém!
Continue conosco neste blog, pois teremos mais ações missionárias este ano de 2010.
Vem aí, no próximo mês uma viagem de bicicleta de 100km, uma forma de inspirar estes jovens a fazer grandes coisas para Deus, mesmo que com poucos recursos.
Aguarde o próximo e emocionante capítulo!
Pr. Joel Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário